O Livro Em Branco

.

 

O truque era o seguinte: um livro enorme que, aos olhos do corajoso voluntário, continha apenas páginas em branco, mas que quando direcionado para a platéia - após um movimento suspeito do mágico-palhaço - exibia um texto com letras garrafais, levando o público a gargalhar e a fingir duvidar da sanidade da pessoa ali no meio do picadeiro.

A péssima iluminação improvisada ao longo da armação da lona azul e vermelha e suja fazia com que o homem além de não conseguir ver o recheio do livro, pouco enxergasse as pessoas espalhadas pela arquibancada improvisada com tábuas toscas - prestes a desabar e a esmagar vizinhos do bairro, vendedores ambulantes e maçãs do amor.

O voluntário, já não tão corajoso e incomodado com o cheiro de mofo vindo da fantasia do artista em pé ao seu lado, conseguia ouvir muito melhor aquilo que não enxergava mesmo sendo um som cheio de sombras. Riu, pois, seu riso de desespero, para se misturar ao coro e tentar esconder tamanha humilhação.  Por que diabos fora parar ali? A quem ele queria impressionar? Ao neto que sequer prestava atenção naquela vergonheira toda, distraído com as motos prestes a entrar no Globo da Morte? Ou quem sabe à moça no vestido de domingo com pipoca enroscada nos dentes que lhe sorriu: “Saiu?”. Os lábios ali, tão...

Tão ridículo seu segredo sendo exposto assim. Torceu por um princípio de incêndio, a armação desabando e a lona agora vermelha e preta derretendo e grudando na pele do pobre público. As bocas ainda escancaradas.

Não. Tinha tanta criança ali e elas nem sabiam do que estavam rindo.

“Senhor, o texto tá aqui. É só um truque”. Havia certa preocupação no sussurro do artista já não tão mágico e nem tão palhaço diante do voluntário constrangido.

Ainda gargalhadas no escuro.

E as letras realmente estavam todas ali compondo palavras que ele não aprendera a ler. Tão tarde para tudo...

“Tá não moço, tá tudo em branco”.



Escrito por Eder - eder_ceima@yahoo.com.br às 16h59
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 26 a 35 anos, Livros, Cinema e vídeo


Histórico
    Votação
    Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
    Jornal Rascunho
    Revista Cult
    Revista EntreLivros
    Quadrinhos - Malvados
    Provocações - TV Cultura
    Roda Viva
    Cinema - Omelete
    Cinema em Cena
    Los Hermanos
    Livros para Dowload - Domínio Público
    Macuco Blog
    Blog da Jaciele