TOP 5 – MELHORES HQS QUE LI EM 2012

 

 

1 – Pinóquio



Uma das graphic novels mais interessantes que já li. Tanto pela história macabra - Pinóquio é um robô triste, que mata pessoas sem querer e que vive num mundo recheado de cinismo, maldade e perversão (por exemplo, os Sete Anões são sadomasoquistas que fazem o Geppeto de Branca de Neve) - como também pela arte belíssima de Winshluss que além de desconstruir a história infantil, faz inúmeras homenagens aos desenhos antigos e até ao cinema. Obra imperdível


2 – Wilson



Leitura devastadora e ao mesmo tempo hilária. Por trás do personagem ranzinza e reclamão, percebemos uma série de mágoas e frustrações. Umas das melhores HQ's que já li sobre a solidão.


3 – Fun Home



Uma bela HQ que fala sobre a relação entre um pai e uma filha. Sempre muito distantes um do outro, mesmo vivendo na mesma casa, os dois percebem no amor aos livros um ponto em comum que pode aproximá-los. Neste passeio pelas lembranças de um passado já distante está ainda a descoberta da homossexualidade da autora, sempre retratada de maneira delicada e às vezes poética.


4 – Preacher


Após várias confusões com as editoras, Precher finalmente começou a ser lançado desde o começo. E já nesse primeiro arco já nos damos conta do quanto Garth Ennis é um doente. Deus desistiu do mundo e agora estamos por conta própria.


5 – Astronauta – Magnetar


Brilhante trabalho da MSP que trás os famosos personagens da Turma da Mônica agora em história longas, feitas para adultos. Aqui temos o Astronauta vivendo todo o desespero de não conseguir voltar para casa e ter que lidar com a solidão extrema. Chama a atenção, além do primoroso trabalho gráfico, as várias referências/homenagens a filmes clássicos de ficção científica.


Menções honrosas: “EW3”, “V de Vingança” e a primeira parte de“100 Balas”



Escrito por Eder - eder_ceima@yahoo.com.br às 12h28
[] [envie esta mensagem] []



TOP 5 - MELHORES LIVROS QUE LI EM 2012


Em 2012 li poucos livros, mas pelo menos foi o suficiente para fazer um TOP5 (desconsiderei os clássicos, como o maravilhoso 'Lolita', pois aí seria muito desleal com as outras obras):

 

1 - O Sentido de Um Fim (Julian Barnes)

O livro é sobre o doloroso resgate do passado através dos tortuosos caminhos da memória. Tipo de obra que desperta a curiosidade de forma avassaladora, mas que ao mesmo tempo nos coloca para pensar na nossa frágil condição humana e nas ficções que criamos sobre nós mesmos.

 

2 - A Máquina de Fazer Espanhóis (valter hugo mãe)

Um belo livro sobre um homem que perde o amor de sua vida e vai parar num asilo. Lá, quando espera encontrar apenas a morte, acaba se deparando com um bocado de vida.

 

3 - Uma Viagem à Índia (Gonçalo M. Tavares)

A epopeia de um homem comum buscando sabedoria enquanto foge das tragédias do passado. Porém, há mais dor e tristeza do que sabedoria nesse mundo. Literatura portuguesa, sua linda.

4- Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio Que Longe de Tudo (David Foster Wallace)


Reunião de textos brilhantes daquele que é, para mim, a maior voz da literatura contemporânea. Tipo de autor que parece entender perfeitamente o que você pensa e traduz isso em forma de palavras hilárias e às vezes comoventes. É difícil ler os textos do DFW e não imaginar que você praticamente o conheceu na vida real.


5 - O Diário da Queda (Michel Laub)


Com esse romance sobre uma infância amarga e uma vida adulta com muito pouco a se orgulhar, Michel Laub demonstra que a literatura brasileira vai muito bem obrigado.

 

Menções honrosas:

 - "Precisamos Falar Sobre o Kevin" - Lionel Shriver

- "As Virgens Suicidas" - Jeffrey Eugenides

- "Matadouro 5" - Kurt Vonnegut



Escrito por Eder - eder_ceima@yahoo.com.br às 16h09
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 26 a 35 anos, Livros, Cinema e vídeo


Histórico
    Votação
    Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
    Jornal Rascunho
    Revista Cult
    Revista EntreLivros
    Quadrinhos - Malvados
    Provocações - TV Cultura
    Roda Viva
    Cinema - Omelete
    Cinema em Cena
    Los Hermanos
    Livros para Dowload - Domínio Público
    Macuco Blog
    Blog da Jaciele